top of page
  • Foto do escritorPablo Zagonel

Plataforma Elevatória de Acessibilidade, entenda as principais características e limitações de aplicação.




Com a evolução tecnológica felizmente os equipamentos para melhorar a acessibilidade e qualidade de vida das pessoas se tornaram mais populares, porém muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre qual tipo de equipamento escolher, plataforma de acessibilidade ou elevador.

Diante dessa dúvida inicialmente é preciso conhecer as principais características de cada um desses equipamentos, finalidade do uso e as características do local de instalação para poder determinar qual a melhor solução para cada caso.

Neste artigo buscamos esclarecer as principais características e limitações de uso das plataformas elevatórias de acessibilidade. Esse tipo de produto é destinado exclusivamente para uso por pessoas com mobilidade reduzida, como por exemplo idosos, gestantes, cadeirantes e pessoas com algum tipo de lesão, podendo ser usado em residências e locais públicos em geral, mas não é destinado para atender o fluxo normal de pessoas e não pode ser considerado no cálculo de tráfego, pois sua velocidade de deslocamento permitida é de no máximo 9m/min e a carga máxima permitida é de 325kg.

Da mesma forma que os elevadores as plataformas também proporcionam autonomia e segurança aos usuários, porém possuem algumas limitações técnicas em função do seu projeto ser bastante simplificado, as portas de pavimento sempre são do tipo eixo vertical de abertura manual. A cabina não possui porta, em função disso a movimentação da plataforma obrigatoriamente precisa ser através de botões do tipo pressão constante, ou seja, o usuário precisa manter os botões direcionais pressionados durante todo o percurso para a plataforma se movimentar, ao soltar os botões direcionais por questões de segurança automaticamente a plataforma irá parar de se movimentar.

As plataformas de acessibilidade podem ser usadas para vencer desníveis verticais de no máximo 4 metros de piso a piso, ou seja, somente 2 pavimentos. Quando instalada para promover acessibilidade em locais públicos a cabina da plataforma precisa ter 900mm de largura por 1400mm de profundidade quando os acessos forem unilaterais ou opostos, já quando os acessos forem adjacentes a cabina precisa ter 1100mm de largura por 1400mm de profundidade. Em aplicações residenciais unifamiliares podem ser instaladas outras dimensões de cabina.

Uma grande vantagem das plataformas de acessibilidade Ortobras é a sua facilidade para adaptação nos empreendimentos, seja em obras novas ou construções já existentes, pois o equipamento é bastante compacto e poderá ser fornecido com a estrutura metálica (torre) composta por perfis estruturais de alumínio e com fechamento em vidros ou chapas, dispensando a construção da caixa de corrida pelo cliente, dessa forma facilitando ainda mais a implantação.

Dessa forma é possível concluir que as plataformas elevatórias são uma opção segura para promover acessibilidade nas edificações, desde que sejam fabricadas de acordo com as normas técnicas vigentes e sejam observadas as limitações de aplicação.

Saiba mais sobre as plataformas elevatórias de acessibilidade:

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page